terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Por que devemos estudar a história....

Na formação do profissional em educação física,há necessidade do aprofundamento na história da ed.física.Vemos que o ensino do mesmo,com algumas excessões,resume-se a conteúdos classíco,voltados a períodos consagrados,tradicionalmente importados da história geral da Grécia antiga,Roma,idade média ect....sem grandecompreensão historiográfica.
Desde os primeiros cursos,já se pensava em uma disciplina específica,para discutir aspectos historicos da ed.física.Mesmo assim,não podemos responder esta pergunta,lembremos de Karl ao afirmar em suas palavras:
"Os homens fazem sua propria historia,mas não fazem como querem,não a fazem sob a circunstância de suas escolhas e sim sob aquelas que se defrontam diretamente,ligadas e transmitidas pelo passado"
E quando falamos em historia,estamos a falar da hisotira dos homens e de suas contrução e atuação socias e querendo ou não,todos temos uma historia ,e ela têm sempre originalidade em relação,passado e presente.
No Brasil a historia do esporte não tem espaço tão significativo como em outros paises.O esporte é utilizado como objeto importante para interagir a sociedade,e grande parte dos estudos recente são ligados ao futebol.
Enfim,os pesquisadores da historia da ed.fisica/esporte têm procurado e precisam continuar procurando,uma definição de seu espaço que venha abolir a compreensão de que todo amantoado de datas e fatos,colocados em qualquer momento,pode ser chamado de estudo historico.
Assim,poderão contribuir efetivamente com a educação fisica.

Murilo Figueredo

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezado Murilo,
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Falando de seu texto propriamente, antes de qualquer coisa, coloque o título no seguinte formato:
Resumo: MELO, Victor Andrade de. Por que devemos estudar História da Educação Física/Esportes nos cursos de graduação? In: Motriz. Vol. 3, n. 1, junho, 1997.
O primeiro comentário a ser feito é que você não inicia o resumo corretamente, pois não apresenta que seu resumo é referente a um texto que você leu. Um texto, aliás, que tem autoria, logo, deve ser referenciado. Diverso, você não alerta de onde retirou tais prerrogativas, pois inicia diretamente com os argumentos do autor como se fossem seus. Portanto, inicie seu resumo da seguinte forma: “O texto aborda a problemática existente no interior dos cursos de graduação em Educação Física, referente à presença da disciplina História da Educação Física etc, etc, etc”. Sendo assim, você não cumpriu com os dois primeiros critérios de um resumo. Lembro que é necessário apresentar logo no início o tema central e a perspectiva do autor. Quanto ao seu resumo propriamente dito, ele serve de base para algumas complementações. Acrescente o fato de ser comum os estudantes de educação física se interessarem a priori pelas Ciências Naturais, logicamente que retomando o texto. Dessa forma, aprofunde no texto a idéia que o autor passa sobre a influência que a teoria pode exercer na prática do professor. A partir daí retome a primeira parte de seu resumo, acrescentando a essência do texto ou uma possível resposta do autor ao final de seu texto, sobre “por que estudar história da educação física\esporte?” De maneira, como o autor aponta, diferenciada do que o ensino da história tem sido realizado baseado na História Geral. Na seqüência, pergunto, quem é Karl? Segundo, não cabe citações em resumos, tente escrever com suas palavras, ou suprima essa parte, já que para um resumo ela se faz dispensável. A parte logo após a citação também é dispensável, na medida em que é apenas uma reflexão que você toma do autor, para um resumo, isso é detalhe. O último parágrafo ficou bom, sugiro deixá-lo na integra, mas a última linha, também desnecessária.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.