sexta-feira, 7 de março de 2008

O labirinto

A ginástica compreende todos os tipos de exercício fisico,englobando as corridas,saltos,laçamentos e lutas.Como a gisnática é uma atividade fisica ela provoca modificações anatomicas e fisiologicas.
Arte e ciência de curar ou atenua as doenças,o espetaculo cultural,assim como o esportivo,promove uma inteira participação do publico,que se torna ator e espectador ao publico.Seguramente o jogo traduz a mais autêntica manifestação do ser humano apesar de não restrito ao ambito da educação fisica onde o jogo pode se manifestar em toda plenitude.
Independente do angulo do observador a força do esporte é irresistível e, em alguns lugares,o seu conceitouniversalizou-se.Nos paises de linguas germanicas, a partir dde antigos modos de estender a educaçã fisica.
O circo romano,assim como o pão era o maior instrumento ideologico de que se valiam os imperadores para falsear a realidade social,Mussolini chegou a pedir aos seus ministros que fizessem exibicões publicas de façanhas esportivas o povo os tomaria por modelos e envolvidos num clima de euforia atletica.
Murilo Figueredo

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezado Murilo,
Inicialmente Sugiro que coloque o título de seu resumo da seguinte forma:

Resumo: OLIVEIRA, Vitor Marinho. O Labirinto. In: O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Retoma aqui para esse resumo, meu comentário inicial sobre seu resumo anterior. A partir disso sugiro desde já que se baseie na seguinte apresentação que preparei para esse resumo:
“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física bem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência”.
A partir daí entre em cena o terceiro critério a ser cumprido. Você destaca e expõe duas idéias essenciais que o autor elabora no texto, contudo, não pode esquecer que ele contextualiza tais idéias no campo da história. Portanto, está muito correto quando você diz que: “A ginástica compreende todos os tipos de exercício físico...” Veja bem, essa afirmação está correta, mas ele não está falando de qualquer ginástica, mas sim, especificamente, da ginástica grega. Mesmo por que, logo em seguida ele, o autor, faz questão de diferenciar da ginástica moderna, pois esta não é tão geral quanto aquela. Logo, a ginástica que hoje praticamos está mais condizente com a ginástica moderna. Aliás, você não aborda a ginástica moderna em seu resumo. Lembre-se que um resumo deve expressar a essência do texto relacionado ao seu contexto histórico. Logo a seguir você diz: “Arte e ciência de curar ou atenuar as doenças...” Do que você está falando? É o mesmo problema apontado acima, você não está contextualizando seu texto. Nesse caso por exemplo, você esqueceu de dizer que o autor fala da medicina enquanto “arte e ciência de curar...” Mais ainda seu texto fica confuso quando na seqüência de “Arte e ciência...” você emenda falando do “espetáculo cultural”. Repare, seu resumo servirá a alguém que deseja conhecer o texto de Oliveira, ante de ter lido o mesmo. Quero dizer com isso que eu compreendo mais ou menos o que você está dizendo porque já li tal texto objeto de seu resumo, mas quem nunca leu e que assim poderá se pautar em seu resumo para se interessar pelo texto, ficará confuso. Pois bem, e assim você continua. Emenda a questão do jogo sem antes lançar prerrogativas descritivas sobre o texto. Sobre o esporte, você retira do texto uma idéia isolada, ficando sem sentido. Perceba, depois você vai falar do circo romano e de Mussolini, para quê? Ora, para falar da relação entre política e educação física.... sim ou não? Por isso, alerto mais uma vez, você não expressa sobre o que está escrevendo, muito menos você faz referência ao texto. Por fim, faltou expor o que o autor diz sobre a relação entre educação física e ciência. Uma dica, dê uma lida em alguns resumos de seus colegas e também leia meus respectivos comentários. Irá lhe ajudar.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.